terça-feira, 8 de novembro de 2011

CURIOSIDADES: COMO SÃO FEITOS OS ESMALTES?

Bem, para matar a minha curiosidade e a de vocês também, pesquisei para o curiosidades como os esmaltes são feitos, escolhidos e a sua história.


Antes de serem fabricados realmente os esmaltes são 'criados', 'escolhidos' a dedo da seguinte forma: as empresas criadoras, com seus profissionais antenados no mundo da moda, ficam de olho em quais cores serão tendência nas passarelas fashions e então decidem as 'cores base' da coleção a ser criada. Após esse processo, decidem-se os nomes dos esmalte e da coleção, que são decididos através de pesquisa de opinião de especialistas(manicures, etc.) e consumidores. O nome só é realmente definido após a checagem da não existência desse nome no mercado. okey, até ai tudo numa boa... mas de que são feitos nossos queridos esmaltes????
O esmalte é composto por substâncias como solventes, resinas, plastificantes, aditivos e pigmentos. A resina confere aderência e durabilidade ao esmaltes, os solventes diminuem a viscosidade e sabe o cheiro típico dos esmaltes vem dos solventes orgânicos, utilizados como diluentes e solubilizantes.


Agora, quantos anos tem os esmaltes e de que eles eram feitos antigamente???
Acredita-se que os primeiros "esmaltes" tenham surgido há 3.000 anos a.C (nooooossaaaa!) e ante de terem essa composição citada acima, eles eram feitos de goma arábica, clara de ovo, gelatina e cera de abelhas. As cores definiam a divisão da sociedade, onde as mais pobres usavam cores claras e a nobreza usava as cores mais escuras. Segundo historiadores, Cleópatra foi a primeira mulher a usar o esmalte vermelho, e segundo eles, ela criou uma lei que proibia outras mulheres a usar a mesma cor.O descumprimento dessa lei levaria a execução da desobediente.
 O primeiro esmalte, com a composição atual, só surgiu na década de 20, de cor rosa transparente, era usado só no meio da unha em formato de meia lua. (moda da época)
Na década de 30 surgem os esmaltes da marca Revlon, criada pelos irmãos de sobrenome Revlon obviamente. Eles trouxeram ao mercado da época os esmalte brilhantes e com colorido pigmentado para ser usado em toda unha e combinado com as cores dos batons usados (tendência da época). Na mesma década, outra marca surge com opções ilimitadas de cores e coberturas com brilho uniforme do esmalte sobre as unhas.
Na década de 70 surgem os esmaltes sintéticos. As unhas, por tendência, passam a serem mais longas e, no Brasil, surge a marca Impala.
Na década de 80 as unhas decoradas são mais abrangentes e vão além dos simples desenhos pintados. Usam-se então vários outros acessórios e jóias.




Bem meninas isso é tudo! :) espero que vocês tenham achado tão interessante quanto eu...
Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Vidrinhos Coloridos agradece a sua visita e o seu comentário!